SuidAkrA – Live São Paulo 01/08/2015 – Thorhammerfest Edição de Aniversário

Texto – Paula Alecio

Fotos – Leandro Almeida

 

O Thorhammerfest, um dos maiores festivais de Folk, Celtic e Viking metal completou 5 anos! E, para comemorar, nos recebeu no Inferno clube em São Paulo com dois grandes nomes desse cenário.

Quem abre o espetáculo é uma banda brazuca, que teria tocado na primeira edição do festival. Falo de Skaldic Soul. E depois temos os alemães do SuidAkrA!

Houve um atraso para abertura da casa e inicio das atividades, devido a problemas com a viagem  das bandas de BH (ambas fizeram shows por lá no dia anterior) para SP. A casa abriu por volta das 20:30. O show tinha horário marcado para as 19:00. O locutor Rodrigo Branco (Kiss fm), como de costume nessas edições, sobe ao palco por volta das 21:00 para dar inicio aos recados e avisos.

Assim que entrei na casa já era possível ver alguns stands, o do  merchandising oficial, e outros de produtos vikings, CD’s, Drinking horns, hidromel, etc.

 

Suidakra 1

Então Rodrigo anuncia Skaldic, e os caras sobem ao palco com a grande responsabilidade de abrir o festival, e eles vem com muita garra.

Skaldic Soul é uma banda originada em Jundiaí – grande SP, que manda um Folk/Viking metal muito característico e elaborado. Grupo formado por Rogério Malgor – vocais e guitarra, André Fernandes – guitarra, Luca Bresciani – baixo, Julio César – bateria e Gordo “Goblin” Bardo – Banjo e flauta.

 

Iniciam o show com “Trolls Krieg”. Música animada e épica apresentada com uma mistura do vocal gutural de Rogério o vocal limpo de Luca.  Então Rogério agradece pelo público pela participação, agradece o festival e conta que retornaram com a banda só pra tocarem no Thor! ensaiaram duro durante 6 meses pra mostrar o trabalho deles pra galera. Estavam muito contentes, pois participaram da primeira edição do evento e agora estavam de volta. Eles dão uma passadinha de leve no som de novo e arrepiam com “Rise Your Hammers”, esse som brilhou com muita energia, o lance do banjo conversar com o baixo e com a guitarra ressoando o Folk é muito bacana de ouvir e ver. E mandam um cover da consagrada Ensiferum – “Treacherous Gods”, muito loco! É o poder no palco .  A atmosfera muda completamente no palco. Muito bem executado! O vocal faz uso da voz com menos drive, mais limpa de vez em quando, enxertando as nuances do Ensiferum! Pedem as palmas da galera na finalização do som. A galera contribuiu, tinha muita gente cantando junto. Ajustaram a flauta na altura certa pra aparecer no contexto, ficou ótimo, parabéns!

 

Suidakra 2

O quarto som é “Deep Dark Water”, que já começa pauleira, a flauta rapidíssima de “Goblin”, o banjo entrando em alguns momentos cruciais, e no meio, uma mudança de andamento no som, pra retornam na porrada! Entoam outro cover, do grande mestre Dio, “Holly Diver”, onde quem canta é “Gobiln”,  com um vocal limpo bem executado. No solo ouvimos um improviso.  Rogério retorna a falar sobre a galera, agradeçe muito e diz que nada se compara a São Paulo. O show termina com “Swallowing The Sun”, onde a banda se despede agradecendo muito. Percebi que o set list parecia ter sido encurtado, por conta dos atrasos. Finalizam as 21:30.

 

 Set List Skaldic Soul:

Trolls Krieg
Rise Your Hammers
Treacherous Gods
Deep Dark Water
Holly Diver
Swallowing The Sun

Rodrigo Branco retorna ao palco para nos dar boas notícias,  o Thorhammerfest já tem data marcada para o ano que vem, o evento será dia 07 de setembro de 2016. Algumas atrações já estão confirmadas: os suecos do “King of Asgard”, os romenos da “Bucovina”, os paulistas do “Mythological cold tower”, entre outras bandas nacionais.

Após uma breve ajeitada no palco, surge SuidAkrA! Entram no palco por volta da 21:50. Banda alemã, fundada em 1994, considerados uma das maiores influências do Celtic/pagan metal. Formado por: Arkadius –  vocal lider, Lars – bateria, Tim – baixo e Jussi –  guitarra.

Tempestade no palco, tudo escuro, apenas algumas luzes piscando, sem prévio anúncio.
Ola São Paulo! Boa noite, somos o SuidAkrA. Vocês estão prontos? – Grita Arkadius! E a galera responde um big YES!!! Mandam “Pendragon’s Fall”, todos bangueiam muito no palco e em baixo dele! E logo em  “Isle Of Skye” e “Balor”, o público se anima se jogando no famoso mosh pit, a pedido de Arkadius. Nesses sons, temos uma bateria muito rápida, o baixista fazendo acordes (o que soa muito death metal) e a guitarra não deixa a desejar, muito barulho. Arkadius completa com seu gutural único.

 

Suidakra 3

O som está alto pra caralho! Mas eles pedem pra aumentar a cada música! Atmosfera do mal criada! Percebe-se que todos estão muito felizes por estarem de volta a São Paulo, Arkadius promete não demorar outros três anos para sua próxima vinda e deu continuidade à festa pagã com “Dead Man’s Reel”, “The IXth Legion” e “Darkane Times”. Antonik incentivou os fãs a pularem muito em “Pair Dadeni”, e após tocarem “Defiant Dreams”, a banda se retirou para o encore.

Retornaram ao palco uns três minutos depois, a galera já estava pedindo o retorno e lá vem eles trazendo uma linda bandeira do Brasil com o logo da banda estampado, e a penduraram na bateria para encerrar a noite selvagem com “Beneath The Red Eagle” e “Wartunes”. Nessa última eles deram tudo de si, e pediram pro público curtir com eles!

Show cheio de energia, esses caras são animais no palco, sempre preocupados com a qualidade do som, com a animação pra galera e sempre agradecendo por estarem em São Paulo novamente. Puta energia show! Banguearam muito. Foi top. Deixaram aquele gostinho de quero mais! O set list também foi encurtado por conta dos atrasos.

 

Suidakra 5

Set List SuidAkrA:
Pendragon’s Fall
Isle of Skye
Balor
Dead Man’s Reel
The IXth Legion
Darkane Times
Pair Dadeni
Defiant Dreams
Beneath The Red Eagle
Wartunes

 

 

Tagged with: ,
6
Matéria enviada por Paula Alecio

Similar articles