SODOM – 28 ANOS DE AGENT ORANGE

0 Flares Filament.io 0 Flares ×

 

Por Bruno Nascimento

 

Há 28 anos era lançado o disco mais prestigiado do trio alemão Sodom. Frank Blackfire (guitarra), Chris Witchhunter (bateria) e Tom Angelripper (baixo e vocal) fizeram um dos melhores discos de thrash metal de todos os tempos. Agent Orange foi lançado em junho de 1989 e tinha como meta ser tão relevante quanto seu antecessor, “Persecution Mania’’ (1987). O conteúdo das letras apresenta o interesse do vocalista Tom Angelripper em retratar a guerra, mais especificamente o horror que ela carrega.

Musicalmente o disco traz 9 músicas do autêntico thrash metal teutônico, rápido, voraz, sem rodeios. Os mais de 40 minutos do álbum são iniciados pela clássica faixa que dá nome ao disco, “Agent Orange”, é uma das melhores, e ainda hoje é impensável um show dos caras sem essa música.

A segunda “Tired and Red” tem o típico riff do Sodom, usado algumas vezes em todos os discos da banda, junto com “Incest”, mostram toda intensidade do trio.

“Remember the Fallen” é outra sempre presente nos shows, tem um ritmo mais cadenciado, perfeita para balançar a cabeça. Já na metade do disco, “Magic Dragon”, uma das músicas de maior duração, mescla partes mais cadenciadas com toda a agressividade que os fãs estavam acostumados a ouvir nos dois primeiros álbuns.

O álbum continua com toda a fúria alemã até que começa a rolar “Ausgebombt”, é a divertida combinação de influências, de Motörhead e o Punk britânico até as referências alemãs. O baixo de Tom soa destruidor, é minha música favorita do play. Mais para frente, completam o álbum com “Baptism Of Fire” que volta ao peso das demais faixas, depois da boa impressão causada por “Ausgebombt”. Por fim, um cover muito legal da banda inglesa Tank, para quem não se lembra, Tank é uma ótima banda da NWOBHM também inspirada no Motörhead.

Depois de 28 anos o disco continua relevante por conter músicas sempre constantes nas apresentações e pelo seu sucesso comercial, na época chegou a vender 100 mil cópias, só na Alemanha. “Agent Orange” foi um importante passo na construção do legado dessa lenda do Thrash Metal.

Tracklist:

  • Agent Orange
  • Tired And Red
  • Incest
  • Remember The Fallen
  • Magic Dragon
  • Exibihiton Bout
  • Ausgebombt
  • Baptism Of Fire
  • Don’t Walk Away (Tank Cover)

 

Tagged with:
2
Matéria enviada por Lucas Amorim

Similar articles