Joe Satriani – Aula de Show e de Guitarra

Texto – Vinicius Coimbra

Fotos – Ricardo Ferreira

Técnica, feeling, agitação, virtuosidade, maestria, acredito que ainda são poucas palavras pra descrever o que foi visto na noite de 07/12/2016 no Espaço das Américas. A casa recebeu um guitarrista que foi “apenas” professor de Steve Vai, Kirk Hammet (Metallica) ,um dos melhores guitarristas da história! Nada mais nada menos que o mito Joe Satriani, que se apresentou em São Paulo realizando a turnê “Surfing Shockwave” celebrando 30 anos de carreira!

Em lugares mapeados por acentos, a galera foi chegando pouco a pouco na casa, e é claro que a galera estava bem empolgada para o show, principalmente a grande quantidade de guitarristas presentes. O palco já estava perfeitamente montando, pequenos ajustes eram feitos para o início do show. Quando o relógio bateu 21:10 hrs as luzes se apagaram e o telão que se encontrava atrás da bateria já começava a apresentar  as animações do surfista para abertura do show, e finalmente chega o momento em que Joe Satriani e Cia sobem ao palco para o início do grande show.

Joe dá início ao show com a música “Shockwave Supernova” do seu mais recente disco, logo de cara mostrando toda agitação no palco esbanjando sua técnica para a galera presente. Joe e Cia dão seguimento ao show com “Flying a Blue Dream” e logo agradece a presença de todos na casa, diz estar muito feliz de retornar ao Brasil ainda mais para comemorar 30 anos de carreira, e para agitar a galera o cara manda “Ice 9” do clássico disco “Surfing with the Alien”, música contou com a enorme participação do guitarrista/tecladista que acompanha Joe na turnê. Mike Kenealy foi responsável por dividir muitos solos de guitarra nessa música, até parecia um duelo de solos, simplesmente fazendo a galera ir a loucura.

 

joe-satriane

Joe e banda seguiram com “Crystal Planet”, “On Peregrine Wings”, e diz que a próxima música e muito importe, e dedica a todos os fãs que estavam presentes, a música “Friends”. A próxima música tocada é uma das minhas preferidas, a balada “If I Could Fly”, música que demonstra todo feeling de Joe, uma música que faz qualquer viajar, ainda mais acompanhada novamente de Mike Kenealy que dividiu novamente muitos solos de guitarra com Satriani arrancando aplausos sem parar da galera! Os caras então continuaram com “Butterfly and Zebra” , “Cataclysmic” do disco novo, e a clássica “Summer Song” que fez a galera ir ao delírio novamente.

Simplesmente é de cair o queixo, Joe Satriani faz a guitarra parecer parte do corpo dele, é impressionante o domínio extremo que ele tem com o instrumento, a cada música que era tocada era uma pegada diferente, sempre demonstrando técnica e feeling ao mesmo tempo, e também vale ressaltar que a banda que acompanha o guitarrista também é simplesmente sensacional! Além dos solos incríveis que Mike Kenealy fazia, o próximo momento do show ficou por conta do baterista “Marco Minnemann” que simplesmente foi um dos melhores solos de bateria que eu já vi na vida, não consistia em somente rapidez e violência na hora de bater nos pratos e nos bumbos, mas sim a técnica que era apresentava, a precisão e a leveza com que ele fazia seu momento solo, simplesmente de fazer o queixo cair!

 

joe-satriane-2

Satriani então sobe de volta ao palco e inicia com “Crazy Joey”, também de seu mais recente disco.  O próximo momento ficou para Mike Kenealy, que simplesmente além de ser um exímio guitarrista, é um tecladista de tirar o chapéu. O cara usou e abusou de efeitos em seu teclado, criando um som bem psicodélico, preparando o momento para Satriani subir novamente ao palco para tocar “Luminous Flesh Giants”. A próxima música que foi tocada era uma das mais esperadas do show, a balada conhecida por todos, “Always With Me, Always With You” com direito a galera tentando imitar a melodia da guitarra, criando um momento muito bonito no show, fazendo Satriani ser aplaudido de pé por todos no local.

O próximo momento do show foi responsável pelo fora de série Bryan Beller, exímio baixista, pois além de fazer um grande solo ainda fez uma Jam com Satriani tocando riffs clássicos do Rock, incendiando a galera no local, os caras simplesmente fizeram Jams tocando riffs de “Smoke on the Water”, “Back in Black”, “Black Dog” e “Voodo Child”, imaginem se a galera nem gostou haha !

Satriani e banda continuaram o show com “Crowd Chant” com direito a galera acompanhando os riffs da guitarra cantando junto! A próxima música foi “Satch Boogie” e logo após a banda faz uma pequena pausa para tocar as músicas que seriam o encerramento do show. Mais ou menos uns 5 minutos e a banda já estava de volta, dessa vez para mandar “Big Bad Moon” com direito a Satriani cantando e também fazendo um solo de gaita!

Para finalizar, essa não podia faltar, claro que era a música mais esperada pela galera, seu carro chefe, para encerrar com chaves de ouro, Satriani toca a lendária “Surfing With the Alien” para a loucura de todos no local, fazendo a galera pular sem parar e aplaudir sem pausas! O cara mais uma vez prova por que é um dos maiores guitarristas da história, simplesmente um show de fazer qualquer ficar de queixo caído, simplesmente um show de quase 2 horas de duração com o mais instrumental perfeito que se pode imaginar, simplesmente um show que merece o maior dos aplausos!

 

Tagged with:
2
Matéria enviada por Lucas Amorim

Similar articles