Exciter e Sacred Reich – A resposta Heavy Metal aos blocos de Carnaval

Por Bruno Nascimento

Fotos – Luciano Piantonni

 

Domingão quente de fevereiro em São Paulo, você tem duas opções; 1) passar o dia num desses bloquinhos de carnaval lotados; ou 2) ver duas lendas do Metal norte-americano. Advinha o que nós escolhemos?! Exciter e Sacred Reich é óbvio.

 

Blackining

A Clash Club, já habituada em receber diversos eventos de rock/metal foi o lugar marcado para esse encontro de titãs. Logo as 17:00 os portões da casa foram abertos. A primeira banda, porém, entrou apenas às 18:40.

safe_image

Blackining, banda de Santo André formada por Cleber Orsioli (Vocal/Guitarra), Francisco Stanich (Baixo), Elvis Santos (Bateria) foi a responsável por começar os trabalhos, uma sábia escolha, já que o trio executa um Thrash Metal sério e pesado, uma mistura entre o Thrash da década de 80 com um som moderno. O show dos caras foi curto, mas o suficiente para apresentar alguns sons dos dois discos da banda e aquecer parte do público presente (muita gente ainda estava confraternizando do lado de fora).

 

Sacred Reich

Agora com a casa cheia, a banda americana Sacred Reich sobiu ao palco com a formação original que gravou o ótimo “Ignorance” (1987). Logo na primeira música a roda já estava furiosa, era um show muito esperado, o vocalista fez questão de deixar como era especial estar aqui no Brasil. Antes de “One Nation”, o vocalista Phil Rind cutucou o presidente Donald Trump, e agradeceu aos fãs por estarem presentes no show mesmo após 30 anos do primeiro disco da banda.

sacred 1
O setlist foi curto, mas conseguiu passar por várias fases da carreira e um cover celebrado de “War Pigs”. A banda saiu do palco depois de ter tocado Death Squad, ainda não era o suficiente para a plateia, que pediu “Surf NIcaragua” do EP homônimo de 1988. Pedido atendido, eles voltaram para uma versão insana da canção, com a tradicional música do batman no meio.
Foi um excelente show que acalorou o ambiente para o que ainda estava por vir, o grande Exciter.

Setlist

SACRED REICH

1 – The American Way
2-Ignorance
3-One Nation
4-Love…Hate
5-Free
6-Crimes Against Humanity
7-Who’s to Blame
8-Independent
9-War Pigs (Black Sabbath Cover)
10-Death Squad
ENCORE
11-Surf Nicaragua

Exciter

Desde que decidiram retornar com a formação original em 2014, o grupo canadense Exciter já havia tocado duas vezes aqui em São Paulo, com o Brutal Truth ainda em 2014 e com o Nuclear Assault em 2015. Isso em nada afetou o público, que estava enlouquecido em poder ver as lendas do Heavy Metal por mais uma vez, Dan Beehler (vocalista e baterista), John Ricci (guitarrista) e Allan Johnson (baixo) são a essência da violência e velocidade da música, é um trio que faz barulho, no melhor sentido da palavra.

Entraram com “I am the Beast” do disco “Long Live the Loud”, que foi mais lembrado durante a noite juntamente com o álbum de estreia “Heavy Metal Maniac” (1983). Com Exceção de “Rain of Terror” que não foi muito celebrada, foi clássico atrás de clássico. Dan Beehler esteve incrível, executando com perfeição violentas viradas de bateria e acertando as notas altas, Beehler é a alma do Exciter, é muito bom vê-lo com a banda novamente.

exciter 1

Como nem tudo é perfeito, o setlist curto irritou alguns dos fãs mais entusiasmados, quereclamaram bastante na grade, contudo, não foi o suficiente para estragar a memória de mais um show da formação original do Exciter, que venham mais vezes porque o Speed Metal não pode parar, nunca.

 

Set List

EXCITER

1- I Am The Beast
2- Rain Of Terror
3- Heavy Metal Maniac
4- Iron Dogs
5-Victim Of Sacrifice
6-Under Attack
7-Violence & Force
8-Rising Of The Dead
9-Pouding Metal
10- Beyond the Gates Of Doom
11- Long Live The Loud

2
Matéria enviada por Lucas Amorim

Similar articles