Superloft recebe “10 MIL PSICODÉLICOS: A EXPOSIÇÃO DA PSICODELIA BRASILEIRA”

0 Flares Filament.io 0 Flares ×

 

Psicodelia Brasileira

O complexo multicultural SUPERLOFT recebe, a partir deste sábado (03/10), a exposição “10 MIL PSICODÉLICOS: A EXPOSIÇÃO DA PSICODELIA BRASILEIRA”. Apresentada pela comunidade PSICODELIA BRASILEIRA – que conta com mais de 10 mil integrantes, a amostra foi integrada a programação comemorativa dos 40 anos do Banana Progressyva, histórico festival que embalou a noite paulistana e revelou importantes nomes da música brasileira como Erasmo Carlos, Hermeto Pascoal, Lulu Santos, Ritchie e Lobão.

Serão exibidas mais de 100 peças selecionadas a partir do conteúdo gerado no coletivo da Psicodelia Brasileira, grupo que apresenta imensa atividade, tendo acompanhado e motivado o surgimento e descobrimento de bandas, artistas, festivais, escritores, lançamentos e raridades, resumidos nessa exposição sobre o tema “Resgate & Reinvenção” da cultura psicodélica brasileira.

A exposição será interativa, pois permitirá que o público acesse também a obra no ambiente virtual onde poderá se aprofundar sobre seus autores, além de principalmente interagir e ampliar sua rede de amizades, utilizando tecnologia WI-FI e QR Code, para estabelecer essa conexão de inclusão a esse universo cultural da Psicodelia Brasileira.

O grupo Psicodelia Brasileira completa quatro anos de existência e caminha para sua terceira exposição, com mais um tema novo e diferente, alcançando crescente popularidade na grande mídia e participação em grandes festivais de rock atuais, como no Banana Progressyva 2015, que está sendo realizado em 10 edições com datas até o final deste ano.

A cultura da psicodelia sempre se mostrou influente nos movimentos jovens desde seu aparecimento há 50 anos atrás, através de sua exuberância artística e musical em plena sintonia com movimentos importantes, como os promovidos pelos hippies, ambientalistas, surrealistas, da cena do rock, entre outros; perpetuando sua existência com muita criatividade e reinvenção, mediante as mobilizações culturais embrionadas nas redes sociais da nossa contemporaneidade, criam vida além do virtual, integrando toda uma cena espalhada pelo Brasil em um encontro real, esta exposição, mostrando-se de extrema importância para o desenvolvimento das novas gerações.

A curadoria é do pesquisador Fabricio Bizú, que faz reedições de cartazes de shows psicodélicos brasileiros assim como de discos raríssimos deste gênero, fazendo questão de não guardar apenas pra si, mas por conta disso, abrindo uma porta para a descoberta de antigas e novas produções que traduzem-se em exposições, discotecagens e vídeo projeções, em busca de proporcionar uma reinvenção da psicodelia brasileira.

Programação
16h30 – Coquetel de Abertura da Exposição “10 MIL PSICODÉLICOS: A EXPOSIÇÃO DA PSICODELIA BRASILEIRA” com projeção de vídeos e música.
18h – Encerramento do coquetel.
18h – A exposição ficará aberta para o prosseguimento das atividades do Superloft com mais uma edição do Festival Banana Progressyva 2015.
18h às 20h30 – haverá projeções, explanações e música com atrativos no palco, galeria e área externa.
SUPERLOFT – Totalmente posicionado na vanguarda dos grandes centros que apostam na cena “underground”, os 450 m² do Superloft foram totalmente concebidos com o propósito de ofertar uma superestrutura adequada para receber qualquer tipo de entretenimento, desde exposição de artes, shows e baladas.

Banana Progressyva – Realizado em 1975, o Banana Progressyva reuniu a nata rock e da música alternativa brasileira e se tornou um evento multicultural, com música, exposições de artes plásticas, fotografia e cinema. O Auditório da Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo, foi palco de quatro ensandecidas noites. O festival, fruto de uma viagem criativa do renomado Fernando Tibiriçá, foi uma verdadeira festa que reuniu alguns dos maiores nomes do circuito nacional como Veludo, Quarto Crescente, Bandolim, Som Nosso de Cada Dia, Montanhas, Edson Machado & A Rapaziada, Vímana (formado por Lulu Santos, Ritchie e Lobão), Burmah, Apokalypsis, Biscoito Celeste, A Bolha, Manito, Erasmo Carlos e Cia Paulistana de Rock, Hermeto Pascoal, Barca do Sol, Jazzco e Terreno Baldio. Organizado e produzido por Fernando Tibiriçá, que já promovia diversos agitos na capital paulista, o Banana Progressyva foi um sucesso de bilheteria e desencadeou outras temporadas em diversos teatros da cidade. Inclusive, reza a lenda que, em uma das edições no Teatro Bandeirantes, Gilberto Gil mandou uma versão samba de “Satisfaction”, dos Stones, que deixou a plateia boquiaberta.

Sobre PSICODELIA BRASILEIRA – A PSICODELIA BRASILEIRA é uma cultura de liberdade de expressão, arte e música, inicialmente disseminada pelas bandas de rock psicodélico, influenciados por elementos visuais, sonoros e conceituais capazes de “brincar” com a percepção do indivíduo. Essa brincadeira é sugerida através de formas visuais orgânicas e coloridas, sonoridades ácidas e lisérgicas, dando ao indivíduo elementos para a associação de ideias inusitadas e criativas. Nossa proposta é de descobrir o passado, presente e futuro psicodélico brasileiro através das artes gráficas, música, filmes, fotografia, teatro, literatura e livre expressão. A PSICODELIA BRASILEIRA tornou-se uma exposição itinerante de cartazes, posters e panfletos de shows e festivais brasileiros deste gênero pelas décadas de 60, 70 ou 80 até nossa atualidade, resgatando o legado dessas gerações através dos valores da paz, amor e liberdade.

Links relacionados:
https://www.facebook.com/PsicodeliaBrasileira
https://www.facebook.com/BananaProgressyva
https://www.facebook.com/Superloft/
https://www.facebook.com/UltimateMusicPR

Serviço
Data: sábado, 3 de outubro de 2015
Hora das 16h30 às 18h
Local: SUPERLOFT
End: Rua Cardeal Arcoverde, 2926 – próximo ao Metrô Faria Lima
Quanto: Entrada Franca (vagas limitadas)
Infos: https://www.facebook.com/events/1496221194036519/

Tagged with:
2
Matéria enviada por Lucas Amorim

Similar articles