Steve Hackett: guitarrista se apresenta no Brasil semana que vem

0 Flares Filament.io 0 Flares ×

Steve Hackett é conhecido por seu enorme talento e inovação no rock. Ele era o guitarrista da formação clássica do Genesis: Gabriel, Collins, Banks e Rutherford. Esse time fez álbuns aclamados como Selling England by the Pound.

 

Em março de 2018 os brasileiros poderão assistir o artista ao vivo em Porto Alegre (Espaço Araujo Vianna, 20 de março), São Paulo (Espaço das Americas, 22 de março), Rio de Janeiro (Vivo Rio, 23 de março), Niterói (Teatro Municipal de Niterói, 24 de março) e Belo Horizonte (Palácio das Artes, 25 de março). As apresentações fazem parte da Top Cat Series, sequência de shows internacionais promovida pela Top Cat Produções Artísticas.

 

A turnê pretende englobar toda carreira de Hackett, incluindo o projeto Genesis Revisited, novas e antigas canções solo, e um pouco do supergrupo GTR, que formou com Steve Howe, nos anos 80.

 

Com a versatilidade que demonstra como compositor e instrumentista, ele tem influência de muitos gêneros, como jazz, world music e blues. Seus discos clássicos contam com versões para compositores como Bach e Satie. As composições de Hackett para o violão são admiradas por nomes como Yehudi Menuhin. Um de seus trabalhos mais ambiciosos é a gravação de A Midsummer Night’s Dream, acompanhado pela Royal Philharmonic.

 

Com o Genesis, Steve na guitarra produziu momentos inesquecíveis: desde a sensibilidade do seu som acústico em Horizons e Blood on the Rooftops aos solos dramáticos em Firth of Fifth e Fountain of Salmacis. Quando embarcou na carreira solo, Steve explorou novos horizontes, inventando sons e técnicas inovadores, como a do ‘tapping’. Sua carreira solo incluiu o hit Cell 151, e também a superbanda GTR.

 

Após o GTR, Steve trabalhou com grandes nomes como Paul Carrick, Bonny Tyler, John Wetton e Brian May, que cita Steve como influência. Hackett produziu Genesis Revisited, álbum que fez sucesso. Buscando suas raízes ele compôs Blues with a Feeling, enquanto continuava desafiando seus horizontes misturando sons, gêneros e um toque de exotismo.

 

Seus discos recentes possuem um alto grau de sofisticação, percebido na atmosfera dramática de Darktown e Wild Orchids ou na viagem colorida pelo tempo e espaço de To Watch the Storms. Em 2009, o lançamento de Out Of The Tunnel’s Mouth, escrito e gravado em meio a problemas pessoais e profissionais, obteve resposta positiva dos admiradores e críticos, sendo considerado seu melhor trabalho até então. Logo após o lançamento de OOTTM aconteceu Beyond the Shrouded Horizon (2011), que também foi muito bem recebido. Em 2012 Steve colaborou com Chris Squire, do Yes, no disco A Life Within a Day, do projeto ‘Squackett’ .

 

As apresentações ao vivo de Hackett levam o público para uma jornada extraordinária, que tem base numa rica herança musical. Clássicos do Genesis como Firth Of Fifth se combinam com o melhor do seu trabalho solo e material recente, demonstrando que Steve é um artista de alto nível. Com o auxílio de alguns dos melhores músicos do planeta, o estilo único da guitarra de Steve continua sendo a base desse show.

 

A entrada do Genesis no Hall da Fama do Rock, em 2010, é prova da qualidade de sua música. Steve sempre respeitou o som do Genesis. Seu álbum duplo Genesis Revisited II, lançado em 2012, traz uma seleção de artistas icônicos tocando canções populares do grupo. A excursão mundial de Genesis Revisited em 2013 foi repetida em 2014 e 2015.

 

Sem se acomodar, Steve continua produzindo material novo. Seguindo o successo de Wolflight, seu mais recente disco The Night Siren chegou às paradas em muitos países, incluindo o top 30 na Inglaterra.

 

A vinda de Steve Hackett é parte do Top Cat Concert Series, projeto iniciado ano passado, que trouxe Renaissance e 10.000 Maniacs ao Brasil. Em 2018, o Top Cat Concert Series continua, com shows e eventos internacionais com música de qualidade, dando ênfase ao jazz, blues e rock clássico e progressivo de todo mundo, procurando agregar o público em todas as suas apresentações.

 

SERVIÇO

 

PORTO ALEGRE

 

STEVE HACKETT

Dia 20 de março de 2018

Terça-feira, às 21h

Auditório Araújo Vianna (Av. Osvaldo Aranha, 685)

www.auditorioaraujovianna.com.br

 

Realização: Top Cat e Branco Produções

Duração: aproximadamente 100 minutos

Classificação: livre

 

SÃO PAULO

 

DATA DO SHOW: 22/03/2018 (quinta-feira)

 

Local: Espaço das Américas

Rua Tagipuru, 795, Oeste 01156-000

Telefone (11) 3829-4899

2.    ABERTURA DA CASA: 20h

3.    INÍCIO DO SHOW: 22h

4.     CLASSIFICAÇÃO: 14 ANOS

 

RIO DE JANEIRO

 

Datas: 23/03/2018 – Sexta-feira

Local: Vivo Rio

Endereço: Av. Infante Dom Henrique, 85 – Parque do Flamengo, Rio de Janeiro, RJ

Horário: 22h

Abertura dos portões: 20h

Classificação etária: 18 anos. Menores de 18 anos entram acompanhados dos pais/responsável.

 

NITERÓI

 

Local: Teatro Municipal de Niterói

Data: 24 de Marco (SABADO) de 2018

Horário: 20h

Abertura da Casa: 19h

 

BELO HORIZONTE

 

DATA: 25 de março de 2018 (Domingo)

LOCAL: Grande Teatro Palácio das Artes (Av. Afonso Pena, 1537 – Centro, Belo Horizonte)

HORÁRIO: 19h

DURAÇÃO APROXIMADA: 1h30

CLASSIFICAÇÃO: Livre

INGRESSOS: ingressorapido.com.br

Tagged with:
2
Matéria enviada por Lucas Amorim

Similar articles