Sonata Arctica – Entrevista com Pasi Kauppinen

 

sonataarctica2014bandwlogo_638

Todos sabemos a importância do Sonata Arctica, uma das bandas mais importântes da Finlândia, e a sua influência na música pesada, com álbuns aclamados mundialmente.

Após a ótima passagem em 2014 pelo Brasil, a banda anunciou recentemente o seu regresso ao país, para promover o seu novo trabalho, que tem recebido diversas crítitcas positivas Pariah’s Child.

E para nos contar um pouco sobre esse novo trabalho, os seus resultados, a expectativa das apresentações no Brasil, e outras curiosidades, batemos um papo com o baixista Pasi Kauppinen, confiram abaixo:

 

1 – Menos de 1 ano após a ótima apresentação no Brasil com a tour especial dos 15 anos do album “Ecliptica” vocês retornam ao nosso país para uma série de shows, o que motivou a banda a retornar em tão pouco espaço de tempo ?

PK – Quando tocamos por aí da última vez estávamos em turnê do aniversário de 15 anos do Ecliptica, com um set list mais voltado para ele. Agora estamos em turnê mundial do Pariah’s Child e como iriamos nos apresentar na América Latina, o Brasil não poderia ficar de fora. Nesta Tour, haverá muitas músicas, desde os albúns clássicos do Sonata até o Pariah’s Child.

 

sonataarctica2013d-1050x794

 

2 – Nessa nova passagem pelo Brasil , vocês irão se apresentar em locais onde poucas bandas internacionais se apresentam, ou seja, será uma novidade para o público. Qual a expectativa em relação a esse público desconhecido e o que eles podem esperar destas apresentações ?

PK – O Brasil é ótimo lugar para se visitar, e nós amamos tocar para o público brasileiro, além de estarmos realmente animados para chegar aí de novo. Temos certeza de que teremos bons momentos nos palcos de todas as apresentações no Brasil.

 

3 – Falando do novo album Pariah’s Child , nota-se claramente uma volta as raízes com canções mais rápidas e pesadas, mas que não soam artifciais, foi natural essa volta as raízes, ou foi uma coisa que vocês já estavam planejando ?

PK – Depois de Stones Grow Her Name, a banda tinha falado sobre voltar um pouco as raízes e tocar mais rápido, soar mais Power Metal. Quando Tony começou a escrever o material para o Pariah’s Child, a banda nos ensaios, procurava soar mais pesada e melódica, porém, embora buscassemos soar mais rápidos, as músicas seguiram um caminho natural.

 

sonataarctica2013c-low

 

4 – Gostaria de saber qual a sua avaliação final do Pariah’s Child agora que já passou esse período incial de seu lançamento.

PK – Pariah’s Childi, é um álbum típico do Sonata Arctica, e possui coisas que já são bem conhecidas de nossos fãs, como fortes melodias, uma percussão rápida com bumbos duplos, além de algumas músicas mais lentas mescladas com Power Metal.

 

5- O lobo, mascote já conhecido dos fãs, também voltou na bela capa do cd Pariah’s Child , isso tem algum significado ? Pois ele não aparecia há algum tempo nas capas de vocês.

PK – Quando o estilo de música da banda retornou para um Power Metal mais rápido, queriamos colocar na capa algo que já era conhecido. Por isso, era óbvio a volta do lobo, além é claro, do retorno do logotipo original.

 

6 – Certa vez, li uma entrevista com vocês especificamente com Tony Kakko, onde afirmam que não se prendem ao rótulo de Heavy Metal Melódico, porém o Sonata é uma referência mundial à esse estilo, o que você tem a dizer sobre isso ?

PK – O Sonata Arctica tem sido desde os primórdios muito mais do que o metal melódico apenas. Por exemplo, no álbum Ecliptica, já incluímos ótimas baladas com junções ao metal melódico, além de Classic Metal e Hard Rock. Mas, apesar de todos os rótulos comerciais nos enquandrarem em um determinado estilo, há muita variedade nas músicas da banda.

 

SONATA89

 

7 – Com mais de 20 anos de carreira e 8 albuns gravados, com muitas sonoridades diferentes, qual album vocês indicariam para um potencial fã que quer conhecer o trabalho do Sonata Arctica ?

PK – Pariah’s Child define o que a banda é hoje. Há muitas coisas nele, desde os primórdios podendo-se ouvir a evolução da banda nesse álbum.

 

8 – Falando de set list, a apresentação do ano passado, teve um especial voltado exclusivamente para os albuns mais antigos da banda, e foi maravilhoso, e agora nessa nova tour ? O que podemos esperar ?

PK – Eu não sei ainda, mas como eu já disse anteriormente, os nossos dois álbuns, Pariah’s Child e Ecliptica – Revisited, que foram lançados em 2014 serão naturalmente o foco das apresentações.

 

9 – Obrigado por nos atender e pedimos que por favor deixe uma mensagem para os fãs brasileiros que aguardam o Sonata aqui no Brasil.

PK – Muito obrigado, estamos ansiosoos para voltar ao Brasil e nos apresentarmos para vocês. Espero ver todo mundo lá !  Rock and Roll !

 

Lembrando que  os  ingressos para todos os shows já estão à venda. Mais informações em

http://dynamoprod.com.br/hotsite/sonata-arctica-2015/index.php.

 

Sonata Arctica - Datas

 

 

 

 

 

 

2
Matéria enviada por Lucas Amorim

Similar articles