SLUG: “Tudo referente a banda é 100% controlado por nós”

0 Flares Filament.io 0 Flares ×

Slug

 

A banda brasiliense SLUG celebra 20 anos de carreira em 2015 e aproveitou a oportunidade para lançar seu primeiro DVD, “SLUG XX”, com uma produção excelente, com qualidade e muito esforço de todos os envolvidos.

O SLUG comemora o fato de fazer tudo sozinho, pelas próprias mãos e com ajuda de parceiros que seguem com a banda até hoje. “No início da banda, principalmente enquanto não tínhamos o apoio de um selo, desenvolvemos um caráter proativo de atuação. Buscamos utilizar e valorizar as aptidões e os potenciais extramusicais de cada membro em torno do objetivo comum, que é divulgar a banda. Assim, tudo o que diz respeito à concepção artística da banda, desde a produção musical até a concepção visual/gráfica é 100% controlada pelo SLUG. Gostaria de lembrar de parceiros como GRV que realizou o projeto deste DVD, da Refinaria que cuidou da captação do áudio, e HTRON que captou as imagens e fez toda a edição”, disse o baixista Gustavo Parolin.

 

Divisão de tarefas no SLUG

Os músicos comentam o fato de todos no grupo serem proativos e trabalharem em prol da banda sempre que possível. “O vocalista e guitarrista Carlos André sempre foi o responsável pela concepção visual/conceitual e pelo design dos CDs e DVD. O guitarrista Guilherme Negrão é o responsável pela produção do áudio desde a produção musical das músicas em ensaio até a finalização das mesmas (gravação, mixagem e masterização) e ultimamente tem se especializado pela direção dos registros visuais já que é graduado em Cinema e é o mais experiente quando o assunto é registro audiovisual. O baixista Gustavo Parolin é o responsável pela organização logística, tecnologia da informação e divulgação estratégica em ferramentas digitais e tem contado com a ajuda do baterista Alexandre Ponte em suas tarefas”, revela a banda.

“É preciso ressaltar também, que além de todas essas tarefas extramusicais, nosso DVD foi filmado e gravado ao vivo, sem overdubs em estúdio e com o vídeo dos telões sincronizados com o metrônomo que ia direto para o ponto em nossas orelhas. O que demandou uma atitude proativa de todos da banda, muito ensaio e afinidade musical para que a parte técnica deixasse de ser uma preocupação e o principal, que é a nossa musicalidade, prevalecesse”, disse o guitarrista Guilherme Negrão.

 

Programação da carreira

Ao longo de 20 anos, aprendemos que nem sempre as coisas saem como programado. Muitas vezes criávamos uma expectativa enorme em torno de um projeto que não dava tanto retorno e pouca expectativa em torno de projetos que culminavam em sucesso. O fundamental é estabelecer sempre novos propósitos que nos estimulem criativamente. Somos uma banda que já concretizou vários sonhos que tínhamos quando estávamos começando. Portanto, o que nos estimula agora é o desafio de produzir sempre e melhor. Enquanto não sentimos que fizemos o nosso melhor naquele momento, não ficamos satisfeitos. Acreditamos que nenhuma banda, por mais bem-sucedida que seja, exista por 20 anos a não ser que goste muito do que faz e se desafie periodicamente a novas produções.

 

DVD “SLUG XX”

O trabalho teve o apoio do Fundo de Apoio à Cultura de Brasília, cidade natal do SLUG. O baixista Gustavo Parolin conta onde e como surgiu a ideia de lançar um DVD com essa magnitude e porte. “Em 2004, descobrimos o Fundo de Apoio à Cultura – FAC. Cuidamos da burocracia, nos inscrevemos e fomos classificados para gravar o CD “Not For Sale”, em parceria com a GRV Produções. Em 2012, fomos procurados pelo Gustavo Vasconcelos – GRV. Ele tinha a ideia de procurar o FAC novamente para registrarmos um pouco da nossa história. Bastaram algumas reuniões para formatar a ideia. Produzimos a solicitação ao FAC e recebemos a verba em meados de 2013 para a produção do DVD, onde comemoramos os 20 anos da banda”, explicou.

Para quem assistir o DVD e estranhar a falta de público, fique tranquilo, foi intencional e também uma questão de oportunidade por conta do SLUG. “Descobrimos na pré-produção que o SESC da Ceilândia, cidade satélite de Brasília, estava com a agenda lotada aos finais de semana, mas livre no período diurno, de segunda à quinta. Esse teatro tem a melhor estrutura de palco, iluminação e acústica da região e seria perfeito para nossa proposta. Mas como a gravação teria que ser na quarta ou quinta feira a tarde, não seria possível o comparecimento da maioria dos nossos fãs”, disse Gustavo Parolin.

 

Compre o DVD SLUG XX:

– Em São Paulo: Galeria do Rock – Die Hard, Helion e Baratos e Afins
– Brasília: FNAC Parkshopping e Berlin Discos
– Entrega pelo Correio – pedido para slug@slug.com.br
– Digital: Google Play, iTunes, AmazonMP3, Deezer, Spotfy, etc. – Procurar por SLUG XX

 

Veja vídeo de SLUG – People Always Cry:

https://www.youtube.com/watch?v=2VMehSraKc0

 

Datas – Turnê SLUG XX:

12/06 – Brasília – Teatro Garagem – 913 Sul – ao lado da banda Elffus
20/06 – Taguatinga – Circulador (ex-América) – ao lado da banda Optical Fase
27/06 – Brasília – Amsterdam Street – 211 Norte – ao lado das bandas Totem e Zamaster

 

Discografia:

– Shattered – Full Length (1997)
– Maxi Single (2001)
– Points of View – Full Length (2002)
– Not for Sale – Full Length (2005)
– 15 Anos – Maxi Single (2007)
– SLUG XX – DVD (2015)

 

Track List – SLUG XX:

1. Mask
2. Dorways of my Soul
3. Meaningless Meaning
4. Leave me Alone
5. Oasis
6. I Always Wanna Change
7. I Believe in My Lies
8. Dying Man
9. I Can t Laugh
10. Waiting to Die
11. Alone
12. Shattered
13. People Always Cry
14. Manipulation of Information
15. End of Tunnel

 

Line Up – SLUG:

Carlos André Cascelli (vocal e guitarra)
Gustavo Parolin (baixo)
Guilherme Negrão (guitarra)
Alexandre Ponte (bateria)

 

Informações:

– Site Oficial www.slug.com.br
– Facebook www.facebook.com/bandaslug
– Youtube https://www.youtube.com/user/bandaSLUG

Tagged with: ,
2
Matéria enviada por Lucas Amorim

Similar articles