Masque Records lança versão luxuosa do projeto Gentle Storm

0 Flares Filament.io 0 Flares ×

Gentle-StormAnneke van Giersbergen e Arjen Lucassen brilham no conceitual The Diary, no mercado nacional em versão dupla e em formato digipack, que exalta a próspera Holanda do século 17 por meio de uma sonoridade que condensa elementos do heavy metal, da música erudita e étnicos 

 

Já está disponível pela Masque Records a versão nacional – em digipack duplo – do álbum The Diary, o elogiado primeiro registro do projeto The Gentle Storm, que combina a mente criativa do multi-instrumentista Arjen Lucassen (Ayreon) à sensibilidade e carisma da vocalista Anneke van Giersbergen (ex-The Gathering). O registro, lançado no mercado brasileiro idêntico à versão européia, que contém o CD1 com a versão Gentle e o CD2 com a versão Storm, está à venda nas principais lojas especializadas em rock/metal e pelo site da gravadora – www.masquerecords.com.

 

Lançado na Europa em março deste ano, The Diary já é sucesso mundial, candidato a Álbum do Ano e com diversas resenhas positivas, que destacam principalmente as belas melodias e arranjos, assim como a consistência das composições, repletas de andamentos e sensações, capazes de despertar distintas emoções, como de fato requer um álbum conceitual – letras escritas por Anneke e música composta por Arjen.

 

The Gentle Storm é o terceiro esforço da dupla, cuja união já resultou, em décadas passadas, dois trabalhos do Ayreon, um dos tantos projetos de Arjen Lucassen: Into The Electric Castle (1998) e 01011001 (2008). No entanto, desta vez a parceria concebeu 11 faixas do CD Gentle e outras 11 do CD Storm: são as mesmas composições, no entanto, enquanto o primeiro reúne músicas cuja proposta recai sob a delicadeza de instrumentais acústicos e percussivos, além de elementos folk, o outro contém versões mais densas, privilegiando o clima épico, com peso proveniente do metal sinfônico e progressivo.

Ambientado no século 17 da terra natal de Arjen e Anneke, a Holanda, The Diary narra uma história de amor incondicional, a de Joseph Warwijck e Suzanne Vermeer. Em 1666, durante o período historicamente conhecido como “Idade de ouro holandesa” (de 1600 a 1702, anos em que o país se destacou na ciência, comércio e arte), Joseph, tripulante de um navio da famosa Companhia das Índias Holandesas, embarca em uma viagem marítima e o único canal de comunicação com a esposa, Suzanne, é através de cartas. O conteúdo de cada carta que cruzava oceanos é o mote do álbum.

 

Como uma pintura de Rembrandt, em que as cores e formas rebuscam solenidade e introspecção, ou um quadro de Johannes Vermeer, essencial pelas linhas realistas e iluminadas, a obra de arte concebida pelo The Gentle Storm é o triunfal retorno de Anneke ao metal progressivo e o ápice da genialidade de Arjen como compositor. Um álbum essencial à coleção dos apreciadores de música inteligente.

 

The Gentle Storm é: 

Anneke van Giersbergen (ex-The Gathering): vocais

Arjen Lucassen (Ayreon, Ambion, entre outras): guitarra, baixo, percussão, bandolin, entre outros instrumentos.

 

Músicos de apoio: 

Johan van Stratum (Stream of Passion): baixo

Ed Warby (Gorefest): bateria

Rob Snijders (Anneke van Giersbergen): percussão

Joost van den Broek (Star One, After Forever): piano

Ben Mathot (contribuiu com Epica, ReVamp, Xandria): violino

Maaike Peterse (Kingfisher Sky): violoncelo

Hinse Mutter: contrabaixo

Jenneke de Jonge: trompa

Jeroen Goossens (participou em 5 álbuns do Ayreon): instrumentos de sopro

Timo Somers (Delain): solo de guitarra

Epic Rock Choir: coral

 

SERVIÇO

A Masque Records lança a edição nacional do álbum The Diary, do projeto The Gentle Storm (Anneke Giersbergen e Arjen Lucassen), em versão luxuosa (digipack) com dois CDs. Pedidos: info@masquerecords.com.

thegentlestormdiarycd1

4
Matéria enviada por Aline Narducci

Similar articles