Gagged lança clipe de ‘Cidade sem lugar’ com críticas ao caos político

Das ruas às manchetes de jornais, o cotidiano nas grandes cidades ao redor do Brasil e do mundo constroem paradoxos. Do amável ao desagradável, do prazeroso ao perigoso, trata-se de um lugar que pulsa como a vida e cujas demandas são perfeitos dilemas da contemporaneidade. Este é o diálogo proposto na música e na inteligente letra de cunho sócio-política de ‘Cidade sem lugar’, novo single da banda de hardcore melódico Gagged que agora também estreia em forma de videoclipe. Assista aqui: https://youtu.be/3kEyOqSmCyI.

Dirigido e produzido por Deivide Leme, da Couraça Filmes, o clipe de ‘Cidade sem Lugar’ mostra a banda tocando em uma caixa forrada por papel jornal, do chão ao teto. A estética está diretamente conectada à mensagem da música, que aborda os absurdos naturalizados e a desumanização cotidiana em São Paulo. Apesar da referência à capital paulista, é sobre a realidade de grandes metrópoles, mas a mensagem é facilmente aplicada ao Rio de Janeiro, Curitiba, Buenos Aires ou qualquer grande centro do mundo subdesenvolvido latino americano.

Junto ao videoclipe, a banda também disponibiliza o making of da produção, que pode ser conferido aqui: https://www.youtube.com/watch?v=zEfD0Chvacw.

A produção do clipe durou um dia inteiro para a colagem dos jornais na estrutura em forma de cubo, realizada pela própria Gagged junto ao diretor. No decorrer do vídeo, manchetes saltam à tela para apontar injustiças sociais e o caos promovido pela insensibilidade de políticos. Os jornais, que apresentam uma visão fragmentada, por vezes distorcida, da vida cotidiana são justapostos como numa tentativa de reconstrução da realidade.

“É uma das consequências das relações permeadas predominantemente pela lógica do dinheiro. Tudo aquilo que foge da lógica da eficiência, tudo aquilo que apresenta a imperfeição humana, tudo aquilo que contesta – ou emperra – o ritmo da ‘máquina’ é rechaçado, rebaixado, marginalizado”, aponta o vocalista Zeca.

Da agressividade do punk à velocidade do hardcore e a complexidade dos arranjos e da composição do rock, ‘Cidade sem lugar’ é a síntese da nova fase da Gagged. Em 2018, a banda do interior de São Paulo chega madura para o lançamento do novo álbum, que será anunciado em breve, junto a um livro que conecta o punk rock a uma análise política da realidade contemporânea.

gaggedrock.bandcamp.com

 instagram.com/gaggedrock

  www.facebook.com/Gaggedrock

Tagged with:
2
Matéria enviada por Lucas Amorim