Entombed A.D.: das cinzas do Nihilist para entrar na história

0 Flares Filament.io 0 Flares ×

Imagine o Heavy Metal em geral daqui a alguns bons anos, talvez uns 20, para visualizarmos bem a situação. Será que até lá esta verdadeira instituição do Death Metal ainda estará na ativa? Quais as chances de podermos assistir um show destes caras com seus cerca de 60 anos de idade? Pouco provável… Então vamos voltar no tempo e descobrir como tudo aconteceu em Estocolmo na segunda metade dos anos 80, para assim entendermos a importância destes músicos e a obrigatoriedade de você conferir isto ao vivo.

Imagem

O ENTOMBED, hoje ENTOMBED A.D., nasceu das cinzas do NIHILIST em meados de 1987, e tinha em sua formação o que seria considerado um “dream team” do Death Metal sueco. Na sua primeira demo, intitulada “Premature Autopsy”, estavam L.G. Petrov (vocal), Ulf “Uffe” Cederlund e Alex Hellid (guitarras), Leif “Leffe” Cuzner (baixo) e Nicke Anderson (bateria), o embrião do que seria o ENTOMBED poucos anos depois. Leif, que depois passou para a guitarra, é considerado o criador da sonoridade que acabou caracterizando o Death Metal da região, utilizando o pedal Boss HM-2, gerando assim o famoso efeito de “serra elétrica”, hoje emulado por diversas bandas ao redor do mundo. No entanto, Leif teve uma trajetória curta, encerrada com sua morte em 1990, mas seu legado permanece inabalável até hoje.

Em suas fileiras, Johnny Hedlund, futuro fundador do UNLEASHED, também deixava sua marca, ocupando o lugar de Leif no baixo e participando das próximas duas demos, ambas lançadas em 1989, “Only Shred Remains” e “Drowned” e do split com o CEMETARIUM intitulado “Hard Raw Fast”, de 1990. Outro conhecido do underground, o guitarrista Ulf “Uffe” Cederlund, vinha do polêmico MORBID, que gravou uma série de demos no final da década de 1980 e contava com Dead nos vocais, posteriormente integrante do MAYHEM.

Devido a problemas pessoais com Hedlund, os integrantes simplesmente abandonaram o NIHILIST para pouco depois voltarem como ENTOMBED, enquanto o ex-baixista dava início a sua saga bem sucedida com o UNLEASHED, formando assim uma trinca de respeito com o DISMEMBER, o que resultou numa das cenas mais efervescentes e inspiradoras do Metal mundial.

Imagem

Voltando ao presente, hoje com o nome de ENTOMBED A.D., a banda tem como figura central o folclórico vocalista L.G. Petrov, acompanhado de outros experientes e conhecidos músicos: Nico Elgstrand (ex-Terra Firma) na guitarra, Victor Brandt (ex-Satyricon) no baixo e Olle Dahlstedt (ex-Candlemass) na bateria. Como curiosidade, vale lembrar que o TERRA FIRMA foi um dos primeiros a apostar no Stoner Metal, lançando o fantástico debut autointitulado em 1999, após uma série de demos desde sua formação, em 1995. Ou seja, a Suécia é ou não é o país do Heavy Metal? A turnê “Back To The Front Latin America Tour 2015“, em conjunto com a banda mineira KROW, terá início na próxima semana, e segundo Petrov, há chances de tocarem sons do NIHILIST, então não perca o show e garanta já seu ingresso!

Confira as datas, 100% confirmadas:

04/03 – Santiago, Chile – Teatro Mundo Mágico
06/03 – Manaus/AM – Via Norte Show
07/03 – São Paulo/SP – Clash Club
08/03 – São Leopoldo/RS – Embaixada do Rock
10/03 – Montevidéu, Uruguai – BluzzLive
11/03 – Buenos Aires, Argentina – Uniclub
12/03 – Rio de Janeiro/RJ – Teatro Odisséia
13/03 – Curitiba/PR – Music Hall
14/03 – Caruaru/PE – Visions of Rock
15/03 – Fortaleza/CE – Arena Hits

 

2
Matéria enviada por Lucas Amorim

Similar articles